Terminal gaúcho é reconhecido por papel estratégico na conexão do Estado com o mercado global após registrar crescimento de 30,8% na movimentação de contêineres em 2024
A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, é destaque pelo 12º ano consecutivo no Prêmio Exportação ADVB/RS, na categoria Serviços de Suporte à Exportação. A companhia foi reconhecida pela excelência do Tecon Rio Grande e por seu papel fundamental na integração da produção gaúcha ao comércio exterior.
O Tecon Rio Grande opera as principais linhas marítimas que escalam o País, atendendo milhares de clientes entre importadores e exportadores. Em 2024, o terminal registrou 866.523 TEU movimentados e 658 navios atracados, representando um crescimento de 30,8% no volume movimentado em relação ao ano anterior. As exportações corresponderam a cerca de 75% da movimentação de longo curso, com destaque para produtos como tabaco, resinas, frango, madeira, arroz, carne suína, celulose e móveis, destinados principalmente aos Estados Unidos, China, Bélgica, Peru e México.
Com capacidade para operar 1,4 milhão de TEUs, o terminal dispõe de 900 metros de cais e infraestrutura de ponta, incluindo nove STS (Ship to Shore Container Cranes), 22 RTGs (Rubber Tyred Gantry Cranes), 12 Reach Stackers e 56 tratores de pátio. A operação conta com o sistema Navis N4 e a plataforma digital Teconline, que há mais de 20 anos facilita a gestão de cargas e programação de navios para mais de 2,6 mil usuários de diferentes países.
O Tecon Rio Grande consolida-se como o terminal mais automatizado do Brasil ao adotar tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento óptico de caracteres (OCR). A Wilson Sons vem investindo cada vez mais em iniciativas de inovação e automação, incorporando soluções, que permitem identificar e registrar automaticamente contêineres e veículos internos, elevando os níveis de precisão e produtividade.
“Trabalhamos continuamente no aprimoramento do terminal para garantir as melhores soluções aos nossos clientes, preservando o protagonismo do Rio Grande do Sul nas exportações”, afirma Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande. “Levar o nome do Estado ao mundo é motivo de orgulho. Por meio da dedicação de nosso time e apoiados em nossos diferenciais, como a localização estratégica, a infraestrutura robusta e a tecnologia, seguimos elevando a eficiência e a competitividade das operações”, complementa.