Type Here to Get Search Results !

Wilson Sons comemora 7 anos do Tecon Santa Clara com mais do que 280 mil TEU transportados e recorde de movimentação

Crédito: Jorgito Santos
 

Terminal fluvial atingiu 5.073 TEU, em setembro, melhor resultado desde que começou a operar em 2016

A Wilson Sons, maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, tem bons motivos para comemorar os 7 anos do Tecon Santa Clara, terminal de contêineres de navegação interior localizado em Triunfo (RS). Além de se consolidar como um dos melhores e mais sustentáveis do Brasil, o Tecon Santa Clara também se supera em números, registrando um recorde de movimentação, em setembro, de 5.073 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Este é o melhor desempenho desde que o terminal começou a operar, em outubro de 2016, quando a parceria entre Wilson Sons e Braskem reativou o Píer IV do terminal e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto do Rio Grande.

Até então, a maior movimentação obtida havia sido em março deste ano, quando o Tecon Santa Clara atingiu 4.765 TEU (2.539 contêineres), 6,4% a menos que o novo índice. Além disso, o terminal completou 283.780 TEU transportados em seus 7 anos de operação. Localizado estrategicamente no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Conta com duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande, levando a carga gaúcha para o mundo. Com cerca de 170 clientes, tem como principais mercadorias transportadas resinas, frango congelado, madeira, borrachas, tabaco, sucata, utensílios domésticos, móveis e plásticos. Os produtos têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari e Serafina Corrêa. Capaz de proporcionar projetos logísticos de menor impacto ao meio ambiente a seus clientes, uma vez que substitui com eficiência o transporte rodoviário de cargas, o Tecon Santa Clara conta também com os serviços de estufagem e desova de produtos nos contêineres.

“Os resultados do Tecon Santa Clara reforçam um dos objetivos estratégicos da Wilson Sons, que é consolidar um legado na agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança), baseado em uma trajetória marcada pela solidez, ética e diversificação dos negócios. Buscamos sempre o desenvolvimento sustentável de longo prazo, orientado à criação de valor para os nossos stakeholders”, diz o COO da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci, acrescentando: “Nossa ambição é sermos reconhecidos como empresa líder nas iniciativas ESG em nosso segmento”.

Em 2022, a Wilson Sons ampliou em 33% a sua capacidade operacional com a inclusão da barcaça Guaíba de 160 TEU, em substituição da antiga de 120 TEU. Além de gerar mais oportunidades comerciais para o mercado gaúcho, o incremento da navegação interior é um importante aliado no desenvolvimento de projetos logísticos mais sustentáveis, já que o uso do modal contribui para a redução na emissão de CO2.

Os bons resultados do Tecon Santa Clara ao longo de seus 7 anos de operação se devem aos investimentos da Wilson Sons, que aposta na eficiência do modal hidroviário e valoriza sua pegada sustentável. Resultado disso é que, em 2022, o Tecon Santa Clara foi destacado como um dos melhores do Brasil pelo Ministério da Infraestrutura no Prêmio Portos + Brasil, na categoria Movimentação de Contêineres em Terminais Privados. Para Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, é fundamental para a economia do Rio Grande do Sul investir na diversificação da malha logística. “A navegação interior é importante para a economia gaúcha sendo uma ferramenta para ampliar os seus resultados econômicos e ambientais”, ressalta.

Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 185 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia. Saiba mais em: wilsonsons.com.br



Martha Becker Connections
Daniel Rodrigues (55 - 51) 3029-7471 | 99979-0261 | daniel@marthabecker.com.br
Martha Becker (55 - 51) 99974.7197 | martha@marthabecker.com.br

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam. Todos os comentários são revisados pelo Administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad

PUBLICIDADE