Type Here to Get Search Results !

Professor do IESB ganha prêmio com projeto que une pedagogia e produção de podcasts

Iniciativa, que amplia alcance do conteúdo pedagógico, foi reconhecida neste ano pelo Prêmio Educador Empreendedor, realizado pelo Sebrae e instituições parceiras

O professor Antônio Carlos Mariz Júnior durante a cerimônia do Prêmio Educador Transformador. Foto: Túlio Vidal.

O curso de pedagogia e as novas tecnologias tendem a não andar tão próximos durante o período do ensino superior. Mas isso não foi um empecilho para o professor Antônio Carlos Mariz Júnior, de Brasília (DF). Em 2020, durante a pandemia, ele implementou o projeto Educast IESB, um Podcast Educacional no qual a produção – que inclui a roteirização, gravação e finalização — ficava toda sob responsabilidade dos alunos. A experiência foi um sucesso, porque, além de promover inclusão digital, possibilitou um empoderamento feminino, já que as mulheres são maioria no curso.

"As alunas saíram muito autoconfiantes. Passaram a perceber que podem ser criadoras de conteúdo pedagógico, que o trabalho delas pode ultrapassar o muro das escolas", contou Júnior. "Eu ensinei os alunos a gravar e editar em um aplicativo no celular e, já em 2021, gravamos o Educast, presencialmente, no estúdio da faculdade", lembra o professor, que ministra aulas no curso de Pedagogia e também no de Publicidade no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

"É um podcast que envolve a comunidade escolar e que certamente vai atingir a comunidade onde essas profissionais irão atuar. Elas começaram a entender que a tecnologia pode ajudar no processo de ensino. Além disso, sentem-se mais capacitadas porque dominam outras ferramentas", pontua o docente, que ganhou o prêmio Educador Transformador, em maio deste ano, por conta da iniciativa. Além do troféu e certificado, o vencedor ganhou uma missão técnica nacional e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora do Sebrae 5.0 (360 horas).

Mas não é de agora que o professor aperfeiçoa os conhecimentos e as habilidades no campo do empreendedorismo. Ele conta que já fez diversos cursos, inclusive com o Sebrae. "Sempre tive essa veia empreendedora e indico o Sebrae para os meus alunos. Sugiro a todos os professores que procurem o Sebrae para empreender em suas trajetórias", diz o professor universitário.

Empreender é pensar como ser mais produtivo, impactando o seu próprio trabalho e outras pessoas, para obter ganhos coletivos.

PNEE
O Prêmio Educador Transformador, realizado em conjunto pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, tem o objetivo de reconhecer projetos desenvolvidos por professores de todo o país que estão trabalhando uma educação transformadora nas diversas etapas da educação. A ação está inserida no Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que completa 10 anos em 2023. Nesse período, já foram capacitados mais de 758 mil professores e 12,4 milhões de atendimentos a estudantes foram realizados em todo o país. A iniciativa busca desenvolver o potencial das pessoas para se tornarem protagonistas da transformação das realidades colocando em prática suas competências socioemocionais.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, Edleide Alves, ressalta a necessidade de os professores estarem capacitados para desenvolver as competências empreendedoras dos estudantes. "A formação de professores é fundamental para a aplicação das metodologias. O professor também é um agente de inspiração e motivação para os jovens. Um educador transformador incentiva o autoconhecimento, a criatividade, a inovação e a orientação para o agir, desenvolvendo indivíduos capazes de exercer a cidadania ativa", destaca Edleide.

 Fique de olho!
Essa é a quarta de uma série de matérias sobre educação empreendedora publicada ao longo das últimas semanas na Agência Sebrae de Notícias. Vamos contar sobre experiências e aprendizados de professores e estudantes a partir da inclusão do conceito de empreendedorismo, de forma transversal, nos conteúdos de sala de aula. Acompanhe!
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam. Todos os comentários são revisados pelo Administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad

PUBLICIDADE